quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Mito ou Verdade???

Se a pele não ficou vermelha é porque não apanhei tanto sol.

Mito.
A radiação UVA não causa queimaduras mas danifica a pele, portanto o facto de a pele não estar vermelha não significa que não se apanhou muito sol. Por outro lado, as radiações UVB causam queimaduras quando a exposição solar é muita, o facto de a pele ficar vermelha ou não também tem haver com o fototipo da pele e a sua sensibilidade.
O ideal será usar sempre protector e evitar o sol nas horas de maior calor.

1 comentário:

Fátima disse...

Olá amiga Liliane, eu adoro o sol, mas aprendi a respeitar as horas recomendadas de exposição. Nunca é demais alertar as pessoas.

Estive a ler o teu post anterior, e digo-te que esse é um assunto que me interessa bastante. Durante um período em eu que tinha cerca de 18 até aos 20 anos de idade, também tive vários OBES (Experiências Fora-do-Corpo), que foram também para mim experiências nada agradáveis, mesmo assustadoras, talvez pelo facto de eu não saber nada na altura sobre o assunto. Sem saber porquê, acordava paralisada, ficando por momentos a "lutar" com a força da minha mente, para tentar mexer algum músculo do meu corpo. Não te sei dizer quanto tempo isso durava, talvez minutos, mas para mim parecia uma eternidade e deixava-me completamente exausta e apavorada. Uma vez aconteceu-me na praia. Adormeci dentro de uma barraquinha e acordei com a mesma "paralisia" - queria gritar por ajuda aos meus amigos que estavam sentados ao lado da entrada, do lado de fora, mas não conseguia... O pior foi quando os "vi" irem para a água, deixando-me ali tão aflita. Mas quando finalmente voltei ao normal, é que percebi que dentro da barraquinha não era possível ver os meus amigos... Só muitos anos mais tarde descobri que eu não era um caso único e que até havia um nome para o que me acontecia! Embora não sendo exactamente igual, compreendo muito bem como te sentiste.

Bjinhos de boas energias! ♥