terça-feira, 9 de dezembro de 2008

As rugas da alma...

“O passar dos anos deixa rugas na pele, mas a falta de entusiasmo deixa rugas na alma”.
Michael Lynberg

Ao longo do tempo tenho verificado que muitas pessoas possuem mais rugas na alma do que propriamente na pele...
Nem sempre o papel dos profissionais de estética é meramente físico. É frequente os profissionais de estética serem também um pouco psicólogos, umas vez que muitas vezes o problema não está só no corpo e sim também naquilo que as pessoas sentem e pensam...
É habitual encontrarmos clientes que, procuram através de cuidados com o corpo/rosto se sentirem melhor com elas próprias. As vezes, basta uma pequena atenção, alguém que oiça, que seja imparcial, sem julgamentos e preconceitos.
A auto estima é fundamental para nos sentirmos de bem com a vida e, por vezes, achamos que uma pessoa esteticamente perfeita ( aos nossos olhos) deve ser muito feliz e conseguir tudo o que quer. Mas acreditem que nem sempre é assim, todas as pessoas se sentem inseguras ou menos contentes com qualquer coisa, por mais perfeitas que possam parecer.
Não há mal nenhum em pedirmos "ajuda" para conseguirmos ultrapassar essas inseguranças... Não é apenas a idade que nos envelhece, é também a forma como encaramos a vida e tudo o que nos rodeia.
É importante para qualquer profissional, conseguir entender e perceber qual ou quais os reais motivos que motivaram as pessoas a procurar os nossos serviços, isto porque só desta forma é que iremos conseguir responder da melhor forma aos objectivos dos clientes.
Será que o que realmente está a incomodar são as rugas que estão no canto do olho ou na testa, ou serão os motivos que as fizeram aparecer???

4 comentários:

Anónimo disse...

na tem nada a ver , mas o ritual do corpo , a cultura do corpo perfeito . 100 procurar estavas lá , mas a doença foi fatal

No Reino do Infinito disse...

Olá Liliane,

Parabéns pelo post, está a focar um assunto fantástico, o qual acredito plenamente. Julgo que se cuidarmos, perdoarmos e aceitarmos as dores e feridas da Alma, mais depressa o nosso corpo recupera e progride. É necessário ouvir e dar a nossa atenção a quem precisa e limpar em seguida a nossa Alma de qualquer influência. De qualquer maneira, a juventude (dizem os sábios) está na Alma, o corpo apenas reflete!!!

Beijocas
Esmeralda

Liliane disse...

Anónimo(a) não entendi nada da convresa... Nem imagino quem sejas... Mas aguardo esclarecimentos. ;)

Karochinha, obrigada.
Beijokas

Luciana Felisbino disse...

Essas envelhecem mais que qualquer outra.