quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Mito ou Verdade??

Continuando a desmitificar alguns mitos propostos pela Karochinha...


E verdade que não se devem cortar as cutículas porque desprotege as unhas?

Verdade.

A cutícula é uma protecção natural que tem como função proteger a unha, impedindo a entrada de fungos e bactérias. Quem retira toda a cutícula perde esta protecção natural e fica mais susceptível a contrair infecções.

O ideal é empurrar a cutícula para trás e retirar apenas os excesso, ou seja, apenas aquela que fica mais levantada e/ou os espigões e pontas que estejam levantadas (para evitar que estas sejam tiradas com os dentes ou as mãos provocando deste modo uma inflamação).

Outro factor importante para um cutícula saudável é a HIDRATAÇÃO ( e dizem vocês: "Lá vem ela com a mania da hidratação!!" risos). Mas é mesmo verdade, quando as cutículas estão bem hidratadas, não tem tanta tendência para espigarem e levantarem e, consequentemente, também não temos tendência de andar a "morde-las" e a arranca-las.

2 comentários:

No Reino do Infinito disse...

Eh eh, eu por acaso, este mito já sabia que era mesmo um...mito! Sou uma defensora das cutículas, das minhas e das dos outros, ando sempre na propaganda..."ponham creme hidratante", "não as cortem"!!!

Beijocas

P.S.- Quando me lembrar de mais eu mando ;)

Unknown disse...

Meu Deus ...
Tanta asneira que eu faço ...
Bjo