domingo, 12 de abril de 2009

Conselhos da semana

As zonas do nosso corpo que mais sofrem os efeitos do envelhecimento precoce são: o contorno dos olhos, a boca, pescoço (no fundo o rosto em geral) e as mãos.

Olhos
A pele do contorno dos olhos requer os cuidados específicos e especiais. Essa pele possui pouca quantidade de glândulas sebáceas e um diminuta quantidade de tecido de suporte, é uma pele muito fina e frágil que fica com rugas mais rapidamente que outras partes do corpo.
A utilização diária de óculos de sol e de creme específico para contorno dos olhos ajuda a evitar o aparecimento precoce dos "pés de galinha". Compressas com água fria ou mesmo gelada ajudam a atenuar os papos e olheiras activando a circulação.

A Boca

A pele da parte superior da boca, tem uma grande quantidade de glândulas sebáceas e sudoríparas, que ao expulsar o suor e gordura, leva a que esta zona se desidrate facilmente. O contorno dos lábios também é uma zona onde as primeiras rugas aparecem (quase sempre verticais), devido ao constante movimentos dos lábios e dos músculos que rodeiam os lábios.
Para prevenir, é essencial o uso de um baton hidratante com filtro solar (mesmo durante o inverno).

Existe também esfoliantes e mascaras específos para os lábios, se quiser ficar com os lábios mais macios, faça a esfoliação e a mascara uma vez por semana e evita estar sempre a "morder" e a molhar os lábios.


O Pescoço

A pele do pescoço exige cuidados desde muito cedo para evitar o aparecimento prematuro das rugas. Esta zona é muito delicada e porque possui uma menor quantidade de elastina. É, assim como a parte superior do peito, uma zona propensa a alergias e irritações cutâneas bem como manchas.

Se não quiser comprar um creme específico para o pescoço (seria mais um creme para aplicar...), basta aplicar o creme de rosto também no pescoço com movimentos ascendentes ( de baixo para cima).

Sempre que usar roupa decotada, não se esqueça de aplicar protecção solar com de SPF elevado para evitar queimaduras e prevenir as manchas.

E muito importante, o pescoço também faz parte do corpo, por isso também é fundamental que se faça esfoliação e hidratação diária. Como é uma zona de transição entre corpo e rosto, o pescoço é muitas vezes "esquecido" e uma das zonas que mais "denunciam" a idade da pessoa, por isso tenha cuidados redobrados nessa zona.

As mãos

As mãos denunciam tudo!!! Não concordam?!

Estão expostas a todos os agentes externos (desidratação, calosidades, manchas, alergias, cortes entre outras coisas).

Temos todas as razões e mais algumas para as cuidar com o maior carinho e, nem sempre o fazemos.

No Inverno ressecam e no Verão desidratam-se. Além disso sofrem imenso com o uso dos produtos químicos irritantes em casa, com os papeis no escritório, com as lavagens frequentes, etc.

Apesar de ser através delas que nós aplicamos todos os outros produtos no nosso corpo, é importante dedicar-lhe momentos exclusivos devido à sua constante exposição quer ao sol quer a tudo o que nos rodeia.

Todas a noites antes de deitar, aplique um creme hidratante e nutritivo (mesmo que já tenha aplicado no corpo e rosto, aplique mais um pouquinho nas mãos com uma ligeira massagem, é muito relaxante e as nossas mãos merecem porque tal como os olhos, elas revelam muito de nós). Durante o dia, faça aplicações regulares de creme, visto que lavamos muitas vezes as mãos, elas tem tendência a secar mais.

Quando aplicar esfoliante no rosto/corpo aproveite e faça-o nas mãos. E quando for usar produtos de limpeza ou fazer jardinagem, use luvas (inicialmente pode achar que não consegue, mas é uma questão de hábito).

E por último mas não menos importante, use sempre protector solar.


4 comentários:

betinha disse...

Mas de onde é que conheço estas bocas?! Hum...

BalDocas disse...

Lindos olhos, e bonita mão :))

Liliane disse...

Hehe... Eu faço um post sobre os cuidados e voces comentam as fofos??? Hehhe ;)

Betinha, conheces as bocas??? ;)

Sandra, obrigada, realmente os olhos e mãos são lindos!!! hehe
E as bocas não???

Beijokas

secção de mulher disse...

Que saudades.... Lol