quinta-feira, 24 de julho de 2008

Mito ou Verdade???

Só se deve cortar as unhas à segunda-feira?
Mito.
Confesso que só há pouco tempo é que ouvi falar de tal coisa.. Mas ao que parece antigamente era frequente dizerem isso e até mesmo respeitarem isso. A mim parece-me um pouco absurdo e como também não me souberam explicar o porquê de ser só a segunda-feira fui pesquisar um pouco... E tal não é o meu espanto ao verificar que isso ainda é mais comum do que eu alguma vez poderia imaginar.
Mas não haja dúvida que é um mito, porque o dia que se corta as unhas não vai interferir em nada o seu crescimento ou qualquer outra coisa.
Por uma questão de curiosidade, para quem, tal como eu, nunca ouviu falar de tal mito, vou deixar aqui escrito alguns mitos sobre cortar as unhas.
Corta as unhas ao Domingo passará a semana a chorar...
Na França, cortar as unhas nos dias "em R" (mardi/terça-feira, mercredi/quarta-feira, vendredi/sexta-feira) trazia infortúnios e fazia crescer pequenas peles em torno da unha;
na Holanda, o cuidado às sextas-feiras provocava doenças;
na Dinamarca, aparar uma unha no domingo traria aborrecimentos.
Para os portugueses, o sábado era dia proibido, pois estava reservado para que o demónio cortasse as unhas. Se a data importava, o lugar também: na Antiguidade, era proibido cuidar das unhas a bordo de uma embarcação, sob pena de atrair tempestades.
Quanto a segunda, é mesmo o melhor dia porque é bom para a dor de dentes ou para qualquer dor.
Se quiserem partilhar mitos e crenças sobre o assunto eu agradeço... Porque o meu conhecimento nessa área é praticamente nulo... Sou da cidade, mas nem mitos urbanos conheço.... Talvez eu não seja normal...

3 comentários:

Sylvie disse...

Que engraçado, cresci com esse mito de que não se deve cortar as unhas à terça, quarta e sexta e não sabia que isso se devia às minhas origens francesas.
Obrigada Liliane pelo esclarecimento...este tema já tinha gerado alguns debates lá em casa e eu nem sabia explicar :-)

Liliane disse...

Ola Sylvie!!
De nada!! É sempre bom poder esclarecer alguém... Sempre que tiveres alguma dúvida (da minha area) que eu possa ajudar é só dizer... Até agradeço sugestões de temas.
Beijokas ;)

Anónimo disse...

Lá em casa a minha mãe dizia que regras de boa vivência seriam, " não cortar as unhas à sexta, não vestir camisa lavada ao sábado e não chorar ao domingo". Porquê? Não sei.