terça-feira, 24 de junho de 2008

Massagem capilar


Pois é… Parece que hoje vai ser o dia para falar de massagem… Não vou falar propriamente das minhas massagens porque para isso preciso mesmo de inspiração, vou falar sobre massagens capilares, que para dizer a verdade pouco conheço mas recentes experiencias levam-me a falar sobre o assunto.
O ser humano é um ser social e necessita, entre outros factores para se relacionar, de toque. Ao tocarmos uma pessoa damos e recebemos energias. Este é um facto importante para qualquer massagem que todos nós temos necessidade. As vezes um simples gesto de acariciar a mão, a cabeça, etc. , de uma pessoa é o suficiente para que ela se sinta confortada, nem que seja por momentos.
Tenho ouvido muitas vezes dizer que “não faço massagem porque não sei fazer”, não estou mesmo nada de acordo com esta frase, e acredito muito que se trate de uma desculpa para não fazer, porque a meu ver toda a gente sabe massajar, afinal, uma massagem não é mais do que uma forma de toque e uma troca de energias. Compreendo que para certas massagens é preciso técnica, mas quando existe vontade e empatia entre as pessoas, todas as massagens são boas.
Uma boa massagem produz efeitos imediatos. Ela estimula o couro cabeludo e revitaliza os fios. Mas os seus benefícios não são só estéticos. A massoterapia relaxa toda a região da cabeça e melhora a circulação sanguínea, facilitando, deste modo, o transporte de nutrientes e oxigénio para o folículo piloso. Também tem efeitos sobre o hipotálamo, aumentam a produção das endorfinas e reduzem no sangue o cortisol, que é uma hormona do stress. Além de ajudar a combater o stress e o cansaço, massajar o couro cabeludo alivia tensões, regulariza o sono e as funções intestinais. A aceleração do retorno venoso facilita ainda a circulação e a oxigenação dos tecidos, potencializando a acção dos cremes ou óleos.
A massagem deve começar na parte frontal da cabeça e nas têmporas, continuar na nuca e terminar no alto do crânio. Os movimentos são de deslizamento, amassamento e fricção por todo o couro cabeludo, inclusive na nuca e no trapézio. Melhor ainda se a cabeça estiver levemente inclinada, favorecendo o afluxo de sangue para a região.
Aqui fica uma técnica de massagem capilar… A que experimentei foi muito mais simples mas igualmente boa, e porquê? Porque a intenção do toque existia…
O simples gesto de acariciar os cabelos é bom.
Não concordam comigo????

5 comentários:

betinha disse...

Se permites opinar, opino.
ADORO massagens capilares e massagens corporais, ADORO e como tão bem sabes estou desejosa por receber uma, mas disso falaremos depois. Massagens capilares da que recebeste, acho-as tão queridas e amorosas que são certamente melhores que qualquer outra! Beijos

Anónimo disse...

E também gosto!!

Liliane disse...

Eu sei que sim...

Sylvie disse...

Olá Liliane,
depois de te acolher no meu mundo, já me sinto mais à vontade para participar no teu ;-)
Sendo o tema Massagens, então, dificilmente conseguiria remeter-me ao silêncio...
Adoro massagens e já recebi algumas de presente, mas concordo que a melhor massagem continua a ser a que nos fazem com sentimento, desde um simples mexer no cabelo até um sussurro no ouvido...isso, sim revitaliza qq alma! Mas confesso que adoro que me mexam no cabelo, pelo que uma simples ida ao cabeleireiro já é um momento de festa para mim. Aliás, uma das minhas ambições é ir à Tailândia receber uma looooonga massagem do couro cabeludo!
Beijos

Liliane disse...

Seja bem vinda no meu mundo Sylvie!!!
Espero que faças deste espaço um dos teus rituais! ;)
Tb gosto muito dos rituais orientais... eles sim sabem dar valor a uma massagem... Alias massagens faz parte da cultura deles e, nesse aspecto ainda temos muito para aprender com eles.
Beijos e obrigada pela visita.